Como a GCO Digital pode ajudar a sua empresa a crescer
Tudo o que você precisa saber sobre marketing digitalO digital não é mais uma opção. Hoje em dia, ter um site não é suficiente para uma empresa que quer crescer. Para se manter relevante, você precisa entender o marketing digital.
Você não obterá resultados com marketing digital se não entender as necessidades e motivações de seus clientes. Uma estratégia eficaz de marketing digital combina marketing de entrada, publicidade digital e automação de marketing.
O que é Marketing Digital?
Definição de Marketing Digital
Não podemos mais pensar em marketing sem digital. Hoje em dia, uma empresa não pode limitar-se ao marketing tradicional (eventos, relações públicas, TV, rádio...).
O marketing digital inclui todas as técnicas e métodos utilizados para promover um serviço ou produto por meio de mídias digitais.
O Marketing Digital está em todo lugar e existem muitos canais de marketing digital:
Sites (site do comerciante, blog, etc.)
Redes sociais
Otimização para Mecanismos de Busca (SEO)
Publicidade em mecanismos de pesquisa (SEA)
Inbound Marketing (conteúdo, nutrição de leads, etc.)
Aplicativos Móveis (Marketing Móvel)
Marketing de afiliados / Marketing de referência
Marketing de email
Estes são o resultado do crescimento de novas tecnologias e dispositivos digitais: primeiro computadores e agora smartphones, dispositivos conectados, videogames, assistentes de voz etc.
Objetivos do Marketing Digital
O Marketing Digital é útil para aumentar o conhecimento da marca e apresentar os produtos ou serviços que você oferece ao seu mercado-alvo.
Também é uma ótima maneira de conhecer e se conectar com seus clientes em potencial. Nunca foi tão fácil se conectar com os clientes, receber feedback e se envolver em conversas significativas.
Existem muitas maneiras de fazer o marketing digital funcionar:
atrair mais tráfego para seu site
converter visitantes e adquirir novos clientes
manter os clientes atuais
aumentar o conhecimento da marca
As vantagens do Marketing Digital
Então, por que exatamente você precisa se concentrar em seu marketing digital?
Em primeiro lugar, o Marketing Digital é acessível a TODAS as empresas, independentemente de seu tamanho ou setor. De fato, é muito mais fácil controlar os custos gerados por uma campanha de marketing digital. Ao contrário do marketing off-line. Calcular o ROI ou "Return on Investment" é muito fácil usando as ferramentas de estatísticas em um site ou com a ajuda de métricas nas mídias sociais.
Além disso, se você iniciou um negócio ou deseja testar uma nova oferta de produto, o marketing digital permite que você teste rapidamente sua ideia. Seu produto nem precisa existir fisicamente, você pode avaliar a opinião pública sobre sua ideia. Tudo o que você precisa é de uma página de destino e uma estratégia de publicidade. O marketing on-line permite que você seja muito específico quanto a quem você está exibindo seu conteúdo.
A web permite-lhe alargar o seu âmbito geográfico: todo o país (até o mundo inteiro) pode descobrir as suas soluções a qualquer hora do dia!
Seus clientes nunca estiveram tão perto de você nas redes sociais. Os internautas permitem que você construa uma comunidade preocupada com seus produtos e serviços.
Por meio de interações em suas postagens ou pelo uso de mensagens privadas, seus clientes podem falar com você. Você pode pedir a opinião deles sobre sua oferta ou a criação de um produto. A relação cliente/empresa é completamente transformada!
Os elementos de uma estratégia de marketing digital eficaz
O marketing digital inclui: marketing de entrada, marketing de conteúdo e automação de marketing. No BtoB, se você deseja atingir seus objetivos, deve trabalhar nisso como prioridade.
Trabalhe em suas Personas
Existe uma regra para ter sucesso em um plano de marketing digital: você deve conhecer seus clientes de dentro para fora.
Em seguida, você deve modelá-los graças à criação de buyer personas e ao uso do método de trabalhos a serem realizados. Isso é essencial para entender melhor as motivações de seus alvos e suas necessidades. Se esse trabalho for descuidado, seu marketing digital ficará em bases muito ruins.
Ao trabalhar as suas personas de uma forma específica conseguirá criar conteúdos adaptados às suas necessidades. E assim atraí-los para o seu site, para as suas redes sociais, mas também para o seu comercial.
Inbound Marketing
O processo de Inbound Marketing é baseado na ideia de que os clientes de hoje não são mais sensíveis a abordagens intrusivas. Seus alvos precisam de você para resolver um problema. Você tem que ajudá-los a resolvê-lo e escolher o momento certo para vender seus serviços. Para isso, você precisa conhecê-los e entender a jornada do cliente.
Existem 4 etapas principais a serem consideradas:
A descoberta
A avaliação
A decisão
a lealdade
Para cada etapa, você deve fornecer conteúdo apropriado. Cada ação de seus visitantes permite que eles progridam e, graças a algumas ferramentas, você poderá atribuir uma pontuação de lead para cada um deles. Uma boa estratégia de inbound marketing permitirá que você entenda em que estágio cada um de seus visitantes se encontra: Lead, MQL, SQL...
O ponto principal aqui é que o inbound marketing qualifica e converte leads com o conteúdo certo no momento certo. É, portanto, uma mistura entre marketing de conteúdo e uma estratégia inteligente de distribuição de conteúdo (com automação de marketing).
Você precisa de ajuda?
Se você enfrentar problemas de marketing, provavelmente podemos ajudá-lo. Saiba o que fazemos aqui:
Saber mais
Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é a criação e distribuição de conteúdo para atrair e reter uma audiência. Ele está intimamente ligado ao inbound marketing, mas também pode ser usado para alimentar sua estratégia de outbound (prospecção, publicidade, etc.).
De fato, você criará muito conteúdo (artigos, vídeos, imagens...) para capturar seu cliente potencial em cada etapa de sua tomada de decisão. Esses conteúdos respondem a um problema ou a uma dúvida do seu público.
Aqui estão alguns exemplos de conteúdo relevante para destacar sua experiência, promover a conscientização e inspirar confiança em seu cliente potencial:
vídeos apresentando sua empresa
um infográfico com as principais figuras do seu setor
um white paper descrevendo uma técnica que você usa todos os dias e que vende como um serviço
uma postagem de blog que descreve uma tendência subjacente em seu campo
um estudo de caso sobre uma tarefa que você realizou no passado, incluindo o testemunho de um cliente
uma parceria com um influenciador sensível ao seu universo
👉 Você se interessa por marketing de conteúdo? Você pode conferir nosso artigo sobre a melhor forma de criar uma estratégia de marketing de conteúdo!
automação de marketing
A automação de marketing é a automação de campanhas de marketing para gerar leads. Você enviará mensagens de comunicação automaticamente, na hora certa e para a pessoa certa.
Isso pode ser feito usando uma ferramenta de automação de marketing e combinando-a com uma estratégia eficaz de marketing de entrada. O marketing de entrada permitirá que você identifique segmentos específicos de clientes e avalie a maturidade dos visitantes dentro desses segmentos. Assim, você poderá construir cenários adaptados ao andamento do prospect em sua jornada e ajudá-lo a progredir em direção à sua solução. Tudo isso sem a intervenção de sua equipe de vendas (até que seu lead esteja pronto).
Exemplo de Automação de Marketing:
Você está vendendo uma solução de automação de marketing. Você definiu que seu alvo são os diretores de marketing, mas também os gerentes de PMEs e empresas de médio porte. Graças ao seu blog, você tem muitos artigos relevantes, permitindo que seus visitantes entendam a automação de marketing e seus desafios.
No final de seus artigos, você oferece um white paper sobre a implementação de uma estratégia de automação de marketing. Os visitantes podem baixá-lo em uma página de destino dedicada, fornecendo seu endereço de e-mail. Assim, eles entram em um processo de automação.
Eles receberão mais conteúdo regularmente:
-um guia com 5 erros a serem evitados ao iniciar a automação de marketing
-um webinar de 45 minutos apresentando uma estratégia com um de seus clientes como convidado.
-um convite para uma demonstração gratuita
...
O melhor da automação de marketing é poder medir rapidamente seu impacto. Cada etapa, cada e-mail de marketing é seguido. Você saberá se o cliente em potencial abriu o e-mail ou não, baixou ou leu o recurso que você enviou, etc. Isso permite que você implemente a pontuação de leads para detectar os clientes em potencial que provavelmente converterá.
E acredite, podemos imaginar muitos cenários para fazer as pessoas falarem sobre seus produtos!
As ferramentas a serem usadas para alimentar seu Marketing Digital
Aqui estão as ferramentas essenciais que ajudarão você a atrair tráfego: SEO, SEA, SMO e SEA.
SEO e SEA: referenciamento natural e pago
Hoje, não basta ter um site e ótimos posts.
Para que sua estratégia de marketing digital seja bem-sucedida, você precisa de tráfego! Para atrair visitantes, você precisa estar nos mecanismos de busca.
Para fazer isso, você pode usar:
SEO (Search Engine Optimization) ou referenciamento natural
SEA (Search Engine Advertising) ou referência paga
Você entenderá rapidamente a diferença entre as duas técnicas:
Referência natural ou SEO
Ele reúne todas as ações que você fará para melhorar seu posicionamento natural nos mecanismos de busca (Google).
As ações que você vai divulgar em SEO podem ser visíveis a longo ou curto prazo.
O SEO é composto por esses três elementos:
A otimização técnica do seu site: graças a um site ergonômico, rápido e otimizado para dispositivos móveis.
A qualidade do seu conteúdo e uma estratégia de palavras-chave: criar páginas para classificar nas palavras-chave que seus clientes em potencial pesquisarão.
A autoridade do seu site: a popularidade do seu site, mas também sua idade e frequência de publicações. Netlinking também é um fator importante para a autoridade do site. Quanto mais backlinks você tiver que levam ao seu site de outros sites, mais popular seu site será visto pelos mecanismos de pesquisa.
O processo de SEO deve ser pensado desde o início ao criar um site, pois isso influenciará a arquitetura de suas páginas e suas escolhas técnicas.
Publicidade em mecanismos de pesquisa (SEA)
SEA é publicidade paga em motores de busca como Google, Bing, Yahoo, etc. O termo "referência paga" é um equívoco. Isso não é SEO, mas um sistema de lances de palavras-chave.
Google detém a maioria da quota de mercado. Os anúncios do Google são gerenciados a partir da plataforma de mesmo nome (antigo Google Adwords).
A criação de anúncios permite que você se posicione nos espaços promocionais do Google. Ou no que é chamado de SERP: páginas de resultados ao usar um mecanismo de pesquisa (precedido pelas palavras "Anúncio").
A busca paga tem a vantagem de produzir efeitos rapidamente. Desde o lançamento da sua campanha publicitária se ela estiver bem otimizada. É uma ferramenta eficaz para o lançamento de um produto, por exemplo.
Os anúncios digitais oferecem ótimas análises que permitem otimizar continuamente sua estratégia.
Por outro lado, assim que sua campanha termina, você desaparece e não recebe mais aquele tráfego.
Por isso não é recomendável contar apenas com a SEA. A SEA deve complementar os outros componentes da sua Estratégia de Marketing Digital
Exibição e publicidade móvel
Anúncios gráficos são todos os anúncios que aparecem em uma página da web, geralmente no meio ou nas bordas do conteúdo que você está consumindo. Publicidade móvel são semelhantes, exceto que aparecem em aplicativos móveis e conteúdo móvel.
A maior plataforma de publicidade gráfica é o Google Adsense, eles exibem anúncios nos 11,1 milhões de sites parceiros.
O objetivo da publicidade gráfica e móvel é mostrar sua mensagem ao seu mercado-alvo, aumentar a conscientização e ser lembrado. É especialmente eficaz para fins de remarketing. As campanhas de redirecionamento são uma das estratégias de publicidade digital mais econômicas porque você está transmitindo seus anúncios para um público mais caloroso que já visitou uma página da web específica.
O uso mais comum de anúncios gráficos é para fins de comércio eletrônico.
Você provavelmente notou que, se visitou as páginas de produtos na Amazon, por exemplo, ou adicionou produtos ao carrinho sem finalizar a compra, continuará vendo o que "quase" comprou na maioria dos sites que visitará naquele dia.
Os anunciantes sabem que, ao procurar por este produto e/ou adicioná-lo ao carrinho, você emite um sinal. Estatisticamente, você tem mais chances de comprar do que um público frio.
O redirecionamento depende da sua capacidade de gerar um público caloroso em primeiro lugar. Além disso, não deve ser a maior parte do seu orçamento, porque você está perdendo um dos principais objetivos da publicidade digital: aumentar a conscientização.
Se você definir corretamente suas Buyer Personas, poderá identificar públicos-alvo de publicidade "frios" que serão muito receptivos às suas mensagens e gerarão receita diretamente sem remarketing.
Os críticos de remarketing argumentam que você não pode provar que a publicidade é o que levou à venda, porque o comprador pode ter voltado por conta própria.
Toda forma de publicidade tem seus prós e contras e pode ser eficaz se devidamente calibrada dentro de uma estratégia sólida. Todo anúncio deve ter um objetivo claro em mente.
Cuidado com as Agências de Marketing Digital que dependem do Remarketing para obter "boas" métricas, pois essas métricas não devem ser comparadas com outras campanhas de publicidade digital.
Publicidade nativa
A publicidade nativa, como a publicidade gráfica, aparece na página da Web que você está visitando, mas é considerada diferente porque são anúncios que combinam com a aparência, o toque e a função do formato de mídia em que aparecem.
As principais plataformas de Native Advertising são Outbrain, Taboola e AdBlade.
Os anúncios nativos são frequentemente encontrados em redes sociais ou como conteúdo recomendado em uma página da web (veja abaixo)
SMO - SMA: alcance orgânico e alcance pago
Já falamos sobre buscadores, agora vamos falar sobre redes sociais. Com duas siglas: SMO (Social Media Optimization) e SMA (Social Media Advertising).
Otimização de mídia social (SMO)
SMO refere-se a todas as ações que você fará nas redes sociais para criar sua comunidade e fazer as pessoas falarem sobre sua marca ou empresa.
Facebook, Pinterest, Twitter, Instagram, LinkedIn, TikTok, existem muitas opções quando se trata de mídia social. Dependendo do seu público-alvo, você deve escolher quais mídias sociais usar. A sua presença nestas redes sociais irá torná-lo visível, para os seus clientes e potenciais clientes.
Uma estratégia SMO permite gerar tráfego e oportunidades. Para isso, você precisará criar conteúdo relevante para o seu público. Este é o papel de um gerente de comunidade ou um profissional de marketing de mídia social.
A principal métrica com a qual os gerentes de mídia social se preocupam é o alcance. Alcance é o número de pessoas que um post atinge. Você tem acesso a essa figura assim que postar em uma rede social.
O SMO busca melhorar esse alcance naturalmente, é alcance orgânico. Não há necessidade de publicidade.
Publicidade em mídia social (SMA)
SMA é a publicidade online através das redes sociais. Hoje em dia todas as plataformas oferecem anúncios: Linkedin Ads, Facebook Ads, Twitter Ads, Pinterest Ads, TikTok Ads...
Usar essa prática pode te ajudar a aumentar o alcance de suas postagens. Você também poderá segmentar públicos-alvo (grupos de internautas). Incluindo pessoas que não seguem você em suas contas de mídia social. A publicidade é transmitida a esses grupos de acordo com diferentes critérios: seu hobby, sua idade ou sua localização geográfica.
Com o SMA, você também pode criar campanhas de "retargeting". Trata-se de propor a um internauta que visitou seu site, ver seus anúncios nas redes sociais. O interesse, portanto, é acompanhar o prospect ao longo de sua jornada de compra. E para apoiá-lo até a potencial compra.
Aqui está um exemplo de um anúncio do Linkedin, nós o reconhecemos por seu "Promovido":
Marketing afiliado
Os profissionais de marketing afiliados ganham uma comissão promovendo produtos/serviços de outras pessoas (ou empresas).
A criação de um programa de marketing de afiliados ou marketing de referência incentivará seu público a promover suas soluções para você.
Resumindo: o que é Marketing Digital?
Seu marketing digital depende de uma boa estratégia de inbound marketing, alimentada por marketing de conteúdo e configurada com automação de marketing. Mas, para fazer seu negócio decolar, você precisa alimentar sua estratégia de marketing digital com tráfego. SEO, SEA, SMO, SMA, Display, Mobile e Native Ads são os componentes que você pode usar para expandir seus negócios.
A melhor forma de obter resultados rapidamente é contratar uma Agência para executar a estratégia com você. Escolha sabiamente, existem grandes oportunidades com o Marketing Digital, mas há muitas armadilhas que você deve evitar.
Você precisa de ajuda?
Se você enfrentar problemas de marketing, provavelmente podemos ajudá-lo. Saiba o que fazemos aqui:
Saber mais
Perguntas Frequentes sobre Marketing Digital
🧐 Por que o marketing digital é essencial?
Em 2022, mais de 66% da jornada de compra de um cliente ocorre online, mesmo antes da troca com um representante de vendas. O que significa que não estar presente nos canais digitais significa aceitar que você não controla seu processo de vendas.
🤯 Como estruturar corretamente minha estratégia de marketing digital?
Dois grandes eixos: Atração e conversão. Para atrair você deve implantar uma estratégia de referenciamento natural (e/ou pago) e comunicação efetiva nas redes sociais. Então você tem que converter esse tráfego para nada como a combinação de marketing de conteúdo e automação de marketing (inbound marketing). Descubra nosso artigo e seu vídeo para entender tudo.