O que é marketing de afiliados e como ele pode ajudar a sua empresa
O que é marketing de afiliados e como ele pode ajudar sua empresa?
E se você pudesse ganhar dinheiro a qualquer hora, de qualquer lugar - até mesmo enquanto dorme?
Este é o conceito por trás do marketing de afiliados.
O marketing de afiliados é o processo pelo qual um afiliado ganha uma comissão por comercializar os produtos de outra pessoa ou empresa. O afiliado simplesmente procura um produto de que goste, depois promove esse produto e ganha uma parte do lucro de cada venda que faz. As vendas são rastreadas por meio de links afiliados de um site para outro.
O marketing de afiliados é uma ótima maneira de impulsionar as vendas e gerar receitas online significativas. Extremamente benéfico para marcas e profissionais de marketing afiliados, o novo impulso em direção a táticas de marketing menos tradicionais certamente valeu a pena.
Na verdade, os gastos com marketing de afiliados nos Estados Unidos aumentaram de US$ 5,4 bilhões em 2017 para US$ 8,2 bilhões em 2022 - o que significa que há muito espaço para quem deseja obter uma fatia do bolo.
Este guia passo a passo para iniciantes orientará você sobre como lançar seu negócio de marketing de afiliação e quais benefícios você pode esperar.
Como funciona o marketing de afiliados?
Como o marketing de afiliados funciona distribuindo as responsabilidades de marketing e criação de produtos entre as partes, ele aproveita as habilidades de uma variedade de indivíduos para uma estratégia de marketing mais eficaz, ao mesmo tempo em que fornece aos colaboradores uma parte dos lucros. Para fazer isso funcionar, três partes diferentes devem estar envolvidas:
Vendedor e criadores de produtos.
O afiliado ou anunciante.
O consumidor.
Vamos nos aprofundar no relacionamento complexo que essas três partes compartilham para garantir que o marketing de afiliados seja um sucesso:
Vendedor e criadores de produtos.
O vendedor, seja um empresário individual ou uma grande empresa, é um fornecedor, comerciante, criador de produto ou varejista com um produto para o mercado. O produto pode ser um objeto físico, como utensílios domésticos, ou um serviço, como tutoriais de maquiagem.
Também conhecido como marca, o vendedor não precisa estar ativamente envolvido no marketing, mas também pode ser o anunciante e lucrar com o compartilhamento de receita associado ao marketing de afiliados.
Por exemplo, o vendedor pode ser um comerciante de comércio eletrônico que iniciou um negócio de dropshipping e deseja alcançar um novo público pagando sites afiliados para promover seus produtos. Ou o vendedor pode ser uma empresa SaaS que utiliza afiliados para ajudar a vender seu software de marketing.
O afiliado ou editor.
Também conhecido como editor, o afiliado pode ser um indivíduo ou uma empresa que comercializa o produto do vendedor de forma atraente para os consumidores em potencial. Em outras palavras, o afiliado promove o produto para persuadir os consumidores de que é valioso ou benéfico para eles e convencê-los a comprar o produto. Se o consumidor acabar comprando o produto, o afiliado recebe uma parte da receita obtida.
Os afiliados costumam ter um público muito específico para quem comercializam, geralmente aderindo aos interesses desse público. Isso cria um nicho definido ou marca pessoal que ajuda o afiliado a atrair consumidores com maior probabilidade de agir na promoção.
O consumidor.
É claro que, para o sistema de afiliados funcionar, é preciso que haja vendas - e o consumidor ou cliente é quem as faz acontecer.
O afiliado comercializará o produto/serviço para os consumidores por meio do(s) canal(is) necessário(s), seja mídia social, blog ou vídeo do YouTube, e se o consumidor considerar o produto valioso ou benéfico para ele, poderá seguir o link de afiliado e checkout no site do comerciante. Se o cliente comprar o item, o afiliado receberá uma parte da receita obtida.
No entanto, lembre-se de que o cliente deve estar ciente de que você, o afiliado, está recebendo uma comissão pelo produto.
De acordo com a Federal Trade Commission, um comerciante afiliado deve divulgar de forma clara e visível seu relacionamento com o varejista, permitindo assim que o consumidor decida quanto peso dar ao seu endosso.
Um aviso de isenção de responsabilidade como "Os produtos que vou usar neste vídeo foram dados a mim pela Empresa X" fornece aos espectadores as informações de que precisam e permite que tomem uma decisão informada sobre comprar ou não o produto afiliado.
Tipos de Marketing de Afiliados
Muitas vezes não está claro se um profissional de marketing afiliado realmente usou o produto que está promovendo ou se está apenas nisso pelo dinheiro - às vezes, pode não importar para o cliente de uma forma ou de outra.
Mas outras vezes, como com serviços de dieta ou produtos para a pele, o cliente pode não confiar em um afiliado, a menos que saiba que ele próprio testou e aprovou o produto.
Em 2009, o renomado comerciante de afiliados Pat Flynn categorizou o marketing de afiliados em três tipos - independente, relacionado e envolvido - para ajudar a diferenciar os profissionais de marketing de afiliados que estão intimamente ligados a um produto daqueles que não estão.
Aqui, detalharemos cada categoria para ajudá-lo a decidir qual rota seguir.
Não anexado.
No modelo de negócios independente, o profissional de marketing afiliado não tem conexão com o produto ou serviço que está promovendo. Eles não têm experiência ou autoridade no nicho do produto, nem podem fazer reivindicações sobre seu uso.
Normalmente, um afiliado independente executará campanhas de marketing PPC (pagamento por clique), usando um link de afiliado na esperança de que os compradores cliquem nele e façam uma compra por conta própria.
Embora o marketing de afiliados independente possa ser atraente devido à sua falta de comprometimento, geralmente é para aqueles que simplesmente desejam gerar uma renda sem investir no produto ou no relacionamento com o cliente.
Relacionado.
Um meio-termo entre desapegado e envolvido, o marketing de afiliados relacionado é para aqueles que não necessariamente usam o produto ou serviço, mas que estão de alguma forma relacionados ao público de nicho. Esses afiliados geralmente têm algum tipo de influência no nicho e seguidores estabelecidos e, portanto, podem oferecer alguma autoridade.
Por exemplo, talvez você esteja promovendo uma marca de roupas que nunca usou antes, mas tem uma audiência por meio de um blog de moda ou canal do YouTube. Nesse caso, você seria considerado um afiliado afiliado.
A vantagem desse tipo de marketing de afiliados é que o afiliado tem experiência para gerar tráfego, mas pode correr o risco de recomendar um produto ou serviço ruim se nunca o tiver usado antes, podendo custar a confiança de seu público.
Envolvido.
Como o nome sugere, o marketing de afiliados envolvido descreve aqueles que estão intimamente ligados ao produto ou serviço que estão promovendo. O afiliado experimentou o produto por conta própria, acredita que ele proporcionará uma boa experiência e tem autoridade para fazer reclamações sobre seu uso.
Em vez de depender de pagamentos por clique, os profissionais de marketing afiliados envolvidos usam suas experiências pessoais com o produto em seus esforços de marketing, e os clientes podem confiar neles como fontes confiáveis de informações.
Obviamente, esse tipo de marketing de afiliados requer mais trabalho braçal e tempo para construir credibilidade, mas provavelmente resultará em maiores retornos no futuro.
Como os comerciantes da filial são pagos?
Um método rápido e barato de ganhar dinheiro sem o incômodo de realmente vender um produto, o marketing de afiliados tem uma atração inegável para quem procura aumentar sua renda online. Mas como um afiliado é pago depois de vincular o vendedor ao consumidor?
A resposta pode ficar complicada.
Nem sempre o consumidor precisa comprar o produto para que o afiliado receba uma propina. Dependendo do programa, a contribuição do afiliado para as vendas do vendedor será medida de forma diferente.
O afiliado pode ser pago de várias maneiras:
Pague por venda.
Esta é a estrutura padrão de marketing de afiliados. Nesse programa, o lojista paga ao afiliado uma porcentagem do preço de venda do produto depois que o consumidor compra o produto como resultado das estratégias de marketing do afiliado. Em outras palavras, o afiliado deve realmente fazer com que o investidor invista no produto do afiliado antes de ser compensado.
Pague por lead.
Um sistema mais complexo, os programas de marketing de afiliados de pagamento por lead compensam o afiliado com base na conversão de leads. O afiliado deve persuadir o consumidor a visitar o site do comerciante e concluir a ação desejada - seja preenchendo um formulário de contato, inscrevendo-se para testar um produto, assinando um boletim informativo ou baixando software ou arquivos.
Pago por clique.
O marketing de afiliados trata principalmente de gerar tráfego para sites e tentar fazer com que os clientes cliquem e ajam. Portanto, o mito de que o marketing de afiliados tem tudo a ver com SEO (otimização de mecanismos de pesquisa) não é surpresa.
No entanto, embora o tráfego orgânico seja gratuito, o SEO simplesmente não pode sustentar os afiliados em um mercado tão saturado - e é por isso que alguns afiliados utilizam o PPC.
Os programas de PPC (pagamento por clique) concentram-se em incentivar o afiliado a redirecionar os consumidores de sua plataforma de marketing para o site do comerciante. Isso significa que o afiliado deve envolver o consumidor na medida em que ele se moverá do site do afiliado para o site do comerciante. O afiliado é pago com base no aumento do tráfego na web.
Existem dois conceitos comuns no PPC:
CPA (custo por aquisição): Com esse modelo, o afiliado é pago sempre que o vendedor ou varejista adquire um lead, que é quando um link de afiliado leva o cliente à loja online do comerciante e ele executa uma ação, como se inscrever a uma lista de e-mail ou preenchendo um formulário "Fale Conosco".
EPC (ganhos por clique): Esta é a medida para os ganhos médios por 100 cliques para todos os afiliados no programa de afiliados de um varejista.
Pague por instalação.
Nesse sistema de pagamento, o afiliado é pago cada vez que direciona um usuário ao site do comerciante e instala um produto, geralmente um aplicativo ou software móvel.
Portanto, se um varejista fizer um orçamento para um lance de US$ 0,10 para cada instalação gerada por meio de um programa de afiliados e a campanha resultar em 1.000 instalações, o varejista pagará (US$ 0,10 x 1.000) = US$ 100.
Por que ser um afiliado?
Renda passiva.
Embora qualquer trabalho "regular" exija que você esteja trabalhando para ganhar dinheiro, o marketing de afiliados oferece a capacidade de ganhar dinheiro enquanto você dorme. Ao investir uma quantidade inicial de tempo em uma campanha, você verá retornos contínuos nesse tempo, pois os consumidores compram o produto nos dias e semanas seguintes. Você recebe dinheiro pelo seu trabalho muito depois de terminá-lo. Mesmo quando você não está na frente de seu computador, suas habilidades de marketing vão lhe render um fluxo constante de renda.
Sem suporte ao cliente.
Vendedores individuais e empresas que oferecem produtos ou serviços precisam lidar com seus consumidores e garantir que eles estejam satisfeitos com o que compraram.
Graças à estrutura de marketing de afiliados, você nunca terá que se preocupar com suporte ao cliente ou satisfação do cliente. Todo o trabalho do profissional de marketing afiliado é vincular o vendedor ao consumidor. O vendedor lida com qualquer reclamação do consumidor depois que você recebe sua comissão pela venda.
Trabalho a partir de casa.
Se você é alguém que odeia ir para o escritório, o marketing de afiliados é a solução perfeita. Você poderá lançar campanhas e receber receita dos produtos que os vendedores criam enquanto trabalha no conforto da sua própria casa. Este é um trabalho que você pode fazer sem nunca tirar o pijama.
Custo-beneficio.
A maioria das empresas exige taxas iniciais iniciais, bem como um fluxo de caixa para financiar os produtos vendidos. No entanto, o marketing de afiliados pode ser feito a um custo baixo, o que significa que você pode começar rapidamente e sem muitos problemas. Não há taxas inesperadas para se preocupar e não há necessidade de criar um produto. Começar esta linha de trabalho é relativamente simples.
Conveniente e flexível.
Como você está se tornando essencialmente um freelancer, você obtém total independência para definir seus próprios objetivos, redirecionar seu caminho quando quiser, escolher os produtos que lhe interessam e até mesmo determinar seu próprio horário. Essa conveniência significa que você pode diversificar seu portfólio se quiser ou se concentrar apenas em campanhas simples e diretas. Você também estará livre de restrições e regulamentações da empresa, bem como de equipes com baixo desempenho.
Recompensas baseadas em desempenho.
Com outros empregos, você poderia trabalhar 80 horas semanais e ainda ganhar o mesmo salário. O bom do marketing de afiliados é que ele é puramente baseado no seu desempenho. Você obterá dele o que você colocar nele. Aprimorar suas habilidades de revisão e redigir campanhas envolventes se traduzirá em melhorias diretas em sua receita. Você finalmente será pago pelo excelente trabalho que faz!
Tipos comuns de canais de marketing de afiliados
A maioria dos afiliados compartilha práticas comuns para garantir que seu público-alvo esteja engajado e receptivo à compra de produtos promovidos. Mas nem todos os afiliados anunciam os produtos da mesma maneira. Na verdade, existem vários canais de marketing diferentes que eles podem aproveitar.
Influenciadores.
Um influenciador é um criador de conteúdo que detém o poder de impactar as decisões de compra de um grande segmento da população.
Essa pessoa está em uma ótima posição para se beneficiar do marketing de afiliados. Eles já possuem seguidores impressionantes, por isso é fácil para eles direcionar os consumidores aos produtos do vendedor por meio de postagens em mídias sociais, blogs e outras interações com seus seguidores. Os influenciadores recebem então uma parte dos lucros que ajudaram a criar.
As campanhas de marketing de influenciadores são particularmente populares no Instagram e no TikTok, onde as marcas formam parcerias com influenciadores que são vistos como especialistas ou autoridades em seus nichos específicos. Dependendo do acordo, uma campanha pode consistir em uma série de análises de produtos com fotos, aquisições de contas ou vídeos ao vivo.
Embora um influenciador possa ter sua própria marca e estética, é importante adicionar elementos que se relacionem com sua marca para garantir a lembrança e o reconhecimento da marca. Isso pode ser alcançado usando aplicativos como o Instasize, onde você pode editar e personalizar rapidamente os criativos de sua campanha com um toque.
Blogueiros.
Com a capacidade de classificar organicamente nas consultas do mecanismo de pesquisa, os blogueiros se destacam em aumentar as conversões de um vendedor por meio do marketing de conteúdo. O blogueiro experimenta o produto ou serviço e, em seguida, escreve uma revisão abrangente que promove a marca de forma atraente, direcionando o tráfego de volta para o site do vendedor.
O blogueiro é premiado por sua influência divulgando o valor do produto, ajudando a melhorar as vendas do vendedor.
Microsites focados em pesquisa paga.
Desenvolver e monetizar microsites também pode gerar uma grande quantidade de vendas de afiliados. Esses sites são anunciados em um site parceiro ou nas listagens patrocinadas de um mecanismo de pesquisa. Eles são distintos e separados do site principal da organização. Ao oferecer conteúdo mais focado e relevante para um público específico, os microsites levam a um aumento de conversões devido ao seu call to action simples e direto.
Listas de e-mail.
Apesar de suas origens mais antigas, o email marketing ainda é uma fonte viável de receita de marketing de afiliados. Alguns afiliados têm listas de e-mail que podem ser usadas para promover os produtos do vendedor. Outros podem aproveitar boletins informativos por e-mail que incluem hiperlinks para produtos, ganhando uma comissão depois que o consumidor compra o produto.
Outro método é o afiliado criar uma lista de e-mail ao longo do tempo. Eles usam suas várias campanhas para coletar e-mails em massa e, em seguida, enviar e-mails sobre os produtos que estão promovendo.
Grandes sites de mídia.
Projetados para criar uma enorme quantidade de tráfego o tempo todo, esses sites se concentram na construção de uma audiência de milhões.
Esses sites promovem produtos para seu grande público por meio do uso de banners e links contextuais de afiliados. Este método oferece exposição superior e melhora as taxas de conversão, resultando em uma receita de alto nível tanto para o vendedor quanto para o afiliado.
Um dos sites mais conhecidos é o programa de afiliados da Amazon, Amazon Associates, que possui a maior participação de mercado de redes de afiliados (46,15%).
Outros programas de marketing de afiliados de grande nome incluem:
AvantLink.
LinkConnector.
Afiliado CJ.
Futuro afiliado.
ClickBank.
ShareASale.
FlexOffers.
Ou, se preferir, pode até entrar em contato diretamente com os varejistas e verificar se eles oferecem um programa de afiliados. Caso contrário, eles ainda podem estar dispostos a oferecer a você um cupom especial ou código de desconto para compartilhar com seu público e ajudar a direcionar o tráfego para sua loja online.
Dicas para ajudá-lo a se tornar um afiliado de sucesso
Pronto para experimentar o marketing de afiliados? Aqui estão nossas principais dicas de marketing on-line para ajudá-lo a começar.
Desenvolva um relacionamento com seu público.
Ao iniciar sua carreira de marketing de afiliados, você deseja cultivar um público que tenha interesses muito específicos. Isso permite que você adapte suas campanhas de afiliados a esse nicho, aumentando a probabilidade de conversão. Ao estabelecer-se como um especialista em uma área em vez de promover uma grande variedade de produtos, você poderá comercializar para as pessoas com maior probabilidade de comprar o produto.
Torne-o pessoal.
Não faltam produtos que você poderá promover.
Você poderá escolher produtos nos quais acredita pessoalmente, ou mesmo produtos de suas marcas favoritas, portanto, certifique-se de que suas campanhas se concentrem em produtos verdadeiramente valiosos que os consumidores apreciarão. Você alcançará uma taxa de conversão impressionante e, ao mesmo tempo, estabelecerá a confiabilidade de sua marca pessoal.
Você também vai querer ficar realmente bom em divulgação por e-mail para trabalhar com outros blogueiros e influenciadores. Use uma ferramenta como ContactOut ou Voila Norbert para coletar as informações de contato das pessoas e enviar e-mails personalizados para obter blogs convidados e oportunidades de afiliados.
Comece a revisar produtos e serviços.
Concentre-se em revisar produtos e serviços que se enquadram no seu nicho. Em seguida, aproveitando o relacionamento que você criou com seu público e sua postura de especialista, diga a seus leitores por que eles se beneficiariam com a compra do produto ou serviço que você está promovendo.
Quase tudo vendido online pode ser analisado se houver um programa de afiliados - você pode avaliar produtos físicos, software digital ou até mesmo serviços reservados online, como compartilhamento de viagens ou reserva de resorts de viagens.
É especialmente eficaz comparar este produto com outros da mesma categoria. Mais importante, certifique-se de gerar conteúdo detalhado e articulado para melhorar as conversões.
Use várias fontes.
Em vez de se concentrar apenas em uma campanha de e-mail, também gaste tempo ganhando dinheiro com um blog, criando páginas de destino, postando em sites de avaliação, alcançando seu público nas mídias sociais e até mesmo procurando promoções em vários canais.
Teste uma variedade de estratégias de marketing digital para ver qual delas o seu público responde mais. Faça uso frequente dessa técnica.
Escolha as campanhas com cuidado.
Não importa quão boas sejam suas habilidades de marketing on-line, você ganhará menos dinheiro com um produto ruim do que com um produto valioso. Reserve um tempo para estudar a demanda por um novo produto antes de promovê-lo.
Certifique-se de pesquisar o vendedor com cuidado antes de formar uma equipe. Seu tempo vale muito e você quer ter certeza de que o está gastando em um produto lucrativo e em um vendedor em quem você pode acreditar.
Mantenha-se atualizado com as tendências.
Existe uma concorrência séria na esfera do marketing de afiliados. Você vai querer ter certeza de estar no topo de todas as novas tendências para garantir que você permaneça competitivo.
Além disso, você provavelmente poderá se beneficiar de pelo menos algumas das novas técnicas de marketing que estão sendo constantemente criadas.
Certifique-se de estar atualizado sobre todas essas novas estratégias para garantir que suas taxas de conversão e, portanto, sua receita sejam as mais altas possíveis.
Benefícios de ingressar no programa de afiliados BigCommerce
Comissões líderes do setor.
No programa de afiliados BigCommerce, você recebe uma recompensa de 200% por indicação e US$ 1.500 por referência Enterprise, sem limite de comissões.
Além disso, quanto mais referências você conduzir através do programa, maior será o seu nível de comissão.
Além disso, não há obrigações ou compromissos mínimos para aderir ao programa.
Crescimento estratégico.
BigCommerce fornece estratégias exclusivas para ajudá-lo a crescer, aumentar a visibilidade do seu site e gerar mais vendas. Você poderá economizar tempo e dinheiro na criação de conteúdo, vinculando-se a blogs WordPress, webinars e muito mais com conteúdo de qualidade desenvolvido pela BigCommerce para o seu público.
Rastreamento poderoso.
Nosso painel de afiliados oferece uma visão abrangente de seus cliques, avaliações, vendas e comissões. Você pode visualizar seus ganhos, acompanhar métricas e desempenho e ser pago na mesma hora todos os meses.
Um gerente de contas dedicado.
Você terá acesso direto a um gerente de afiliados que entende seu negócio e seus objetivos. BigCommerce trabalhará com sua equipe e nossos especialistas em taxa de conversão para maximizar suas comissões e ganhos por clique.
Promoção facilitada.
Em seu painel, você terá acesso fácil aos nossos links de texto, banners e conteúdo pré-criados. Promova o BigCommerce em qualquer lugar do seu site simplesmente inserindo nossos links de afiliados em suas páginas.
Como participar do programa de afiliados BigCommerce
Se o seu público deseja lançar um negócio on-line, migrar sua plataforma de comércio eletrônico ou simplesmente interessado em conteúdo de comércio eletrônico, recomendamos que você se inscreva no programa de marketing de afiliados BigCommerce. Nossa equipe analisará cuidadosamente sua inscrição.
Depois de aprovado, você receberá acesso ao suporte, rastreamento, relatórios, pagamentos e terá seu próprio link de afiliado exclusivo para rastrear todas as referências que você gerar. BigCommerce está comprometido com o sucesso de nossos parceiros afiliados.
Como aumentar as vendas de comércio eletrônico
Explore nossa coleção de recursos gratuitos desenvolvidos para ajudá-lo a escalar de forma mais inteligente e acelerar seu crescimento online de US$ 1 milhão para US$ 100 milhões.
ACESSE AGORA
A Palavra Final
Um processo simples e elegante, o marketing de afiliados por meio de análises, blogs, mídias sociais, software de webinar e outras plataformas é uma nova fronteira no marketing que está apenas esperando para ser utilizada.
Siga as dicas incluídas neste artigo e você poderá envolver seu público, converter leitores passivos em consumidores ativos e aumentar seu salário com um clique de cada vez.